TEMA DA AULA: CONT. A RESPOSTA DE DURKHEIN – O FATO SOCIAL/ INÍCIO A RESPOSTA DE WEBER: A AÇÃO SOCIAL.
OBJETIVO: COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DO FATO SOCIAL DENTRO DA CONCEPÇÃO DE DURKHEIN E DA ACÃO SOCIAL NA CONCEPÇÃO DE WEBER PARA A SOCIOLOGIA.
A aula teve inicio, dando continuidade a resposta de Durkhein onde foi possível perceber que para ele, a consciência coletiva não é exatamente percebida pela força. Desse modo, para um sociólogo, os homens obedecem a determinadas regras de conduta, não apenas por se sentirem obrigados a seguir a risca estas regras, más também, pelo fato de sentirem o desejo de cumpri-las. Sendo assim os indivíduos de uma certa forma sentem prazer em conseguir realizar determinadas obrigações.
Durkhein, ele cria um quadro teórico no intuito de que possamos entender todos os mecanismos que compõe uma determinada sociedade, pois para ele todas as regras morais são produtos dos fatos sociais.
Diante desse contexto, a sociedade simples e a sociedade complexa são colocadas apresentando algumas distinções. Na sociedade simples, teremos uma solidariedade mecânica que terá como consequência uma baixa DST, uma baixa interdependência entre os indivíduos e uma baixa densidade moral, fazendo com que os indivíduos pensem sempre de uma mesma forma. Dentro desta sociedade simples, a religião será a responsável por estipular uma certa dinâmica no intuito de manter a normalidade. Exemplo (uma sociedade indígena).
A sociedade complexa irá resultar em um novo tipo de solidariedade: a orgânica. Desse modo nesta sociedade teremos, uma alta DST e consequentemente uma alta interdependência entre os indivíduos, fazendo com que eles possam pensar de uma forma mais diversificada, ou seja, dentro desta sociedade teremos uma densidade moral mais alta. No entanto, teremos anomias (falta de regras) o que para Durkhein será uma das principais responsáveis pela crise do capitalismo, e para ele o individualismo é que poderá conduzir o estado a normalidade.
Por fim, dando inicio a concepção de Weber, podemos constatar que para ele nós não somos capazes de explicar os fenômenos, más sim compreende-los, e a chave para tal compreensão é a ação social. Dessa forma, a academia, por exemplo, é o local onde os homens de ciência buscam explicar os fatos, não cabendo discuções religiosas, e seus paradigmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário