TEMA DA AULA: TEORIA ECONÔMICA
OBJETIVO: ENTENDER A FORMAÇÃO DA ECONOMIA
O professor deu inicio a aula buscando mostrar algumas características do Capitalismo que é um sistema baseado na produção de bens e mercadorias, onde ambas podem ter : valor de uso (necessidades que podem ser satisfeitas por um determinado bem – processo de consumo); ou valor de troca (relação de valor entre produtos – relação econômica definida). Dessa forma só há valor em um determinado produto se houver a força de trabalho humana empregada, ou seja, o tempo de trabalho necessário socialmente para produzir aquilo que a manutenção da vida do trabalhador requer, e tudo aquilo que exceder a esta necessidade podemos chamar de mais-valia, que será apropriada diretamente pelos capitalistas.
Também foi falada sobre a questão do lucro. Dessa forma foi colocado que o lucro será sempre maior quanto mais baixa for a razão entre o K constante e o K variável, ou seja, o capital que se transforma em matéria-prima (meios de produção) e a força de trabalho (salário). Dessa forma para Marx o objetivo do capital é o lucro. No entanto a intensificação de fatores como: matérias-primas mais baratas e a maior exploração da mão-de-obra, irão gerar um certo descontrole entre produção e consumo onde o excesso de produção irá gerar desequilíbrio no mercado e consequentemente crises na economia, devido a quantidade de produção que irá existir além do que o mercado poderia absorver.
Durante a aula foi explicado ainda algumas estratégias de mercado, onde os empresários se utilizam de meios para poder manter sua estabilidade, ou seja, algumas empresas muitas vezes baixam suas taxas de lucro em determinadas mercadorias para poder aquecer o ritmo de consumo, porém, para que isso possa ocorrer com uma certa rentabilidade o trabalhador acaba sendo explorado cada vez mais, pois quem passa a ditar o ritmo de trabalho são as máquinas, o que irá gerar maior produtividade, menos gastos e o produto final com preços mais baratos aumentando assim o lucro dos capitalistas.
Por fim, foi citado em aula crises de grande relevância, entre algumas delas a de: 1929 que ocorreu nos Estados Unidos devido a superprodução e a diminuição do consumo e a crise de 2008 esta que ocorreu devido a falência de vários bancos americanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário