TEMA DA AULA: A RESPOSTA DE DURKHEIN – O FATO SOCIAL
OBJETIVO: COMPREENDER O FATO SOCIAL DENTRO DA CONCEPÇÃO DE DURKHEIN
Inicialmente o professor explicou em relação ao evolucionismo que é uma teoria que acredita que as sociedades podem evoluir e tornarem-se mais civilizadas vindo a se adaptar as alterações que ocorrem no decorrer do tempo e o funcionalismo que considera por exemplo que cada instituição possui uma determinada função na sociedade, onde podemos usar como exemplo a instituição escola que tem como objetivo educar. Foi colocado em aula a diferença entre sociedade simples; onde foi usado como exemplo a instituição (pecado) que tem como função social controlar os indivíduos em determinadas situações e o pajé como responsável por impor as doutrinas que devem ser seguidas dentro desta sociedade, e a sociedade complexa que teve como exemplo o (crime) que ocorre de uma forma mais abrangente nos dias de hoje e que também em determinadas sociedades, acaba por se tornar um meio de fazer com que os indivíduos tornem-se limitados a realizar determinadas ações que eram feitas normalmente em seu dia a dia, pois o medo torna-se um fator preponderante dentro desta sociedade atual, dessa forma a psicanálise entra como um meio mais complexo para poder estudar o comportamento humano.
A anomia foi um termo utilizado para dizer que algo esta fora da normalidade, ou seja, quando alguns indivíduos não respeitam as regras de determinadas instituições. O evolucionismo faz com que possamos observar a sociedade não em um nível hierárquico mais sim de uma forma mais individualista, ou seja, sem que haja diferenciações dentro da sociedade.
Segundo Durkhein, a sociedade possui três características básicas tais como: exterioridade (sua existência independe do indivíduo), a exemplo da língua e do casamento; generalidade (deve ser geral para a sociedade), a exemplo do casamento e do suicídio; coercitividade (obrigatório), a exemplo das leis. No entanto as leis se enquadram dentro das três características citadas anteriormente, pois ela é exterior aos indivíduos, geral para toda a sociedade e ela é principalmente coercitiva pelo fato de imprimir obrigações dentro da sociedade.
Por fim, foi colocado pelo professor que a ciência foi responsável por desenvolver respostas mais precisas por meio de estudos mais específicos no que desrespeito ao mundo material e que para Durkhein o fato social é o objeto de análise da sociologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário