5 de out. de 2009

Programas essenciais

O Windows é um sistema operacional que traz pouquíssimas ferramentas de otimização e manutenção. Embora seja possível fazer bastante coisa mexendo no registro, isto é algo que exige muito conhecimento, pois a exclusão de uma entrada errada pode ocasioar a destruição completa do sistema. Para nossa sorte, existem programas que facilitam as coisas, mostrando numa interface gráfica e explicativa opções antes só acessíveis através do registro. Além destes, neste artigo serão mostrados programas que auxiliam na manutenção do sistema, já que, do Windows mesmo, só o desfragmentador se salva.

Tweak-XP Pro e Magic Tweak

Ótimos programas que permitem customizar muita coisa no Windows. O Tweak-XP Pro é para Windows 2000 e XP, enquanto o Magic Tweak é recomendado para versões com arquitetura 9x (98, ME). O Magic Tweak traz o básico: senha de proteção contra alterações no programa, proteção de pastas, tweaks de desempenho, além de outras opções interessantes. Já o Tweak-XP Pro é mais completo. Além de ser possível configurar e otimizar a performance do sistema, há muitas dicas e ajustes mais simples, além de diversos mini-aplicativos integrados, como, por exemplo, renomeador de arquivos, bloqueador de programas, desligamento automático etc. A interface é em português, o que ajuda bastante. O único inconveniente em ambos os programas é o fato deles serem pagos...

System Mechanic

O System Mechanic pode ser divido em três principais funções: removedor de arquivos inúteis, limpador de registro e de arquivos da Internet. Lógico que ele não se resume só a isso, mas essas três tarefas são seus pontos fortes. Ainda mais se executadas no Maintenance Wizard, um assistente que faz toda a manutenção necessária automaticamente. Outras opções do programa são: procura por arquivos duplicados, otimização da velocidade da Internet, editor de configurações do Windows, antispyware etc. Software pago.

Cacheman

Este programa deveria ser obrigatório nos Windows 98 e ME. A diferença de desempenho entre um computador com e outro sem o Cacheman é perceptível até mesmo para leigos em informática. Trata-se de um gerenciador de memória, que trabalha em segundo plano, na bandeja do sistema, sem incômodos. Pode-se optar que, ao invés do ícone tradicional, ele indique a memória usada, atualizada em tempo real. Já vem com algumas configurações pré-definidas, que simplificam a configuração do programa. Os graves problemas de instabilidade dos Windows 98 e ME são reduzidos drasticamente usando o Cacheman.

MV RegClean

Programa do brasileiro Marcos Velasco, o MV RegClean faz uma varredura no registro buscando entradas inválidas. A principal diferença deste software em relação ao RegCleaner é que ele funciona de maneira totalmente automática, fazendo uma busca mais específica e rigorosa. O recomendado é usar os dois programas em conjunto.

Conclusão

Se todos usassem esses programas, metade das dores de cabeça por conta do Windows não existiria. Faça o teste, são softwares ótimos, que realmente melhoram o sistema.

Créditos: WinAjuda