15 de set. de 2011

Resumo–1ª Unidade (Filosofia Geral e do Direito)

Segue abaixo um resumo, da aula ministrada na noite de ontem (14/09/2011), estou aqui compartilhando o que consegui captar em sala de aula. Espero poder contribuir para melhor compreensão do que foi dado.
 
MITO DA CAVERNA
caverna-de-platao1Quais são as questões abordadas no mito da caverna?
É abordada a reflexão entre “Realidade e Ilusão”, ou seja, questionar os princípios e fundamentos de ambos.
A filosofia busca essa distinção, e para chegar a ela, inicia-se uma busca, que se dá quando algo chama a atenção do homem, ao ponto dele, se espantar, duvidar, e se questionar, se aquilo observado, é real ou ilusório.
Dentro deste tema, desta disputa (realidade x ilusão), teremos que determinar: Onde esta a ilusão?
Com esse questionamento, então buscar a realidade. E para isso ocorrer, ou seja, descobrir a realidade temos que primeiro descobrir o que é ilusório, para então enxergar a verdade, e estando nela, descobrimos o que era ilusório, ou seja, enquanto na caverna, o ilusório era real, e ao sairmos da caverna, enxergamos a realidade, e ao olharmos para trás, vemos que o que vivíamos era ilusório, ou seja, a vida na caverna, pois a realidade do prisioneiro, estava dentro da caverna, ele acha que as sombras, as ilusões, aquele universo de aparências, é o universo real.
E para chegar a realidade ele vai precisar de uma atitude corajosa, para sair do seu ponto de partida, (a ilusão), e chegar a descobrir a realidade, por tanto descobrir também onde esta a ilusão.
Só que ai, vem uma questão, mas profunda: A ilusão não deixou de ser real, ela é um falseamento de uma realidade, ou seja, as sombras eram o reflexo de algo real que ocorria do lado de fora da caverna, por tanto, se precisa de uma noção de verdade, para conseguir distinguir a realidade da ilusão.
 
O que é a caverna? O mundo em que vivemos.
 
Que são as sombras das estatuetas? As coisas materiais e sensoriais que percebemos.
 
Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna? O filósofo.
 
O que é a luz exterior do sol? A luz da verdade.
 
O que é o mundo exterior? O mundo das ideias verdadeiras ou da verdadeira realidade.
 
Qual o instrumento que liberta o filósofo e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros? A dialética.
 
O que é a visão do mundo real iluminado? A Filosofia.
 
Por que os prisioneiros zombam, espancam e matam o filósofo (Platão está se referindo à condenação de Sócrates à morte pela assembleia ateniense)? Porque imaginam que o mundo sensível é o mundo real e o único verdadeiro.
 
o-pensadorATITUDE CRITICA
 
O que é Crítica?
  • É a capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente;
  • É o exame racional de todas as coisas sem preconceitos e sem pré-julgamentos;
  • É a atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou cientifica.
Quais são os aspectos da Crítica?
Ela é realizada por dois movimentos, duas características, que necessitam de atitude filosófica do individuo, são elas: a negativa e a positiva:
Que atitudes são essas?
 
1ª – NEGATIVA - um não suspensivo, para que se possa investigar melhor aquilo que se apresenta, e não tirar conclusões rápidas, e não aceitar também rapidamente aquilo que se é dito, ou visto, dizer não aos preconceitos, para que se possa analisar, investigar, avaliar, examinar, para que se posso saber, se é, ou não é, se é real ou ilusório, se é verdadeiro ou falso, é uma atitude, uma postura, uma ação prática.
 
2ª - POSITIVA – que significa levantar a questão, interrogar sobre o que são as cosias, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmo. E para tanto temos que fazer os três questionamentos básicos, metodológicos, que são: O que é? Porque é? Como é? Eles representam a Atitude Filosófica.
 
O que é? interrogação
É a pergunta sobre a essência, sobre aquilo que faz com que os seres sejam, aquilo e não outra coisa, é a pergunta sobre o ser propriamente dita.
 
Como é?
Pergunta sobre a estrutura deste ser, como as partes que compõem esse ser se estruturam.
 
Por que é?
Pergunta, sobre as causas, e a finalidade dos seres. Quais são as causas, pra que esse ser se finda.
Essa atitude é positiva porque coloca o homem em uma posição ativa em relação ao conhecimento, é aquele que se dispõe a conhecer algo verdadeiramente, não se limita ao senso comum, não se limita as informações, não verificadas, aos conhecimentos equivocados.
 
A Atitude FILOSOFICA.
É indagar, ou seja, é aplicar essas três perguntas (O que é? Como é? Porque é?), aos seres que são externos.
 
Exemplo: A politica é algo exterior, ao ser humano, embora seja fabricada e produzida, e só exista por causa dele (ser humano), mas, a atitude é indagar, é a forma de você olhar aquilo que esta fora de você mesmo, se espantar, e questionar: O que é isso? Como é isso? Porque isso é assim?.
 
E isso vai nos conduzir a outro universo, que é o universo da “reflexão”, de tanto perguntar sobre o ser, sobre a existência, sobre os princípios e os fundamentos dos seres, que estão fora do homem, o homem acabou por ter que perguntar, por aquilo que estava dentro dele.
conhece-teCom isso, vem Sócrates, com o “conhece-te a ti mesmo”, e inaugura na filosofia a atitude reflexiva, ou a reflexão filosófica, onde o homem vai perguntar a cerca das suas estruturas, daquilo que ele é? E para o quê, ele se destina?, Qual é a sua causa?, E qual são as suas finalidade? ou seja, o homem precisa determinar para si mesmo, as suas próprias condições de existência, e ai ele vai descobrir, que ele consegue ser racional, produzir pensamentos, ideias, conceitos, linguagem, produzir por assim dizer todo o universo da vida prática, um universo factual. E ai ele se divide em três, aquilo que ele fala, aquilo que ele faz, e aquilo que ele é.
 
E ai, nós temos o campo da linguagem, das práticas, das atitudes, das ações, dos comportamentos, e do pensamento.
 
E como esses três campos se relacionam, fundando o sujeito?, ou seja, dizendo aquilo que o homem ou a humanidade seria. Isso é uma questão filosófica.
 
É justamente o que torna a filosofia, uma reflexão, ou seja, um pensamento, pensando-se a si mesmo. E como quem pensa, são só os seres humanos. É reflexível. Porque é o próprio homem, pensando o seu próprio pensamento, o seu próprio poder de pensar, ou seja, até onde ele vai? Ate onde ele acha que esta pensando ou imaginando?
 
Qual a diferença entre atitude critica e atitude filosófica?
 
Atitude Critica – não é necessariamente filosófica, pois ela vem com aqueles dois momentos negativos e positivos.
 
A atitude filosófica – ela vem com a qualidade do questionamento, ele, tem que ter: O que é? Como é? Porque é?, Se não, não é filosófica. Eu posso ter uma atitude critica e não necessariamente ter que responder essas três questões.
 
Porque na filosofia, eu tenho que responder essas três questões?investigação
Porque essas três questões dizem sobre os princípios e fundamento das coisas, diz, sobre aquilo que fundamenta, que é a causa daquilo que é próprio dos seres, e não só pra quê aquilo presta? Pra quê, que aquilo serve? É você determinando um universo, mas amplo e ao mesmo tempo metodológico.
 
Atitude critica da filosófica é metódica, quando se passa a característica positiva, ela passa a ser metódico.
 
Qual a diferença entre reflexão e atitude filosófica?
 
A atitude reflexiva é aquela que se volta para o sujeito enquanto objeto, as condições daquele que esta produzindo um pensamento, valor, uma prática, diz respeito ao universo do ser, e as práticas das ações, daquilo que se faz, é o homem pensando a si mesmo, produzindo uma reflexão, pensamento sobre pensamento. É aquilo que volta pra si mesmo, é o homem pensando o seu próprio pensamento, pra determinar as suas próprias capacidades de produzir os próprios pensamentos.
 
A Atitude Filosófica – é quando o homem investiga, a sua realidade circundante, aquilo que esta fora dele, tentando determinar a sua essência, sua estrutura, sua finalidade e causa, esta voltada para o mundo.
 
O SER DA FILOSOFIA
a vida e suas transformacoesA filosofia é uma critica metódica, a cerca do ser, precisa ser demonstrado, ela decodifica, e precisa mostrar como isso é feito, e qual o resultado, a filosófica, tem a face que a ciência hoje em dia é responsável, por ela buscar demonstrar e a prova.
 
A busca da informação, a busca dos dados, a organização desses dados, a demonstração, e a prova. Isso só pode ser feito a partir de um movimento sistemático, de um procedimento sistemático, é justamente a forma da organização daquilo que a filosófica se ocupa, não importa qual é o objeto, a maneira como eu vou colher os dados a partir da minha investigação, da minha analise, do meu enxame critico, da minha avaliação, ela precisa ser organizada, sistemática, e quando eu vou demonstrar a existência de algum ser, essa demonstração, essa prova, deve ser sistemática, por tanto não é qualquer que se diga que vai ser filosofia.
 
Essa noção de sistemas acompanha a filosofia naquilo que ela é, mas varias outras coisas podem ser sistemática, e se organizar como um sistema.
 
O que é um sistema?
É o TODO, cujas partes, se ligam por uma relação de concordância interna.
 
Exemplo: Um carro, o motor fica onde, o carburador, fica aonde, a caixa de máquinas, isso é sistemático, é estrutural, ou seja, a filosófica pressupõe que os seres têm estrutura, e que essa estrutura é um todo cujas partes, se ligam por uma concordância interna.
 
O filosofo, vai entender como esse sistema funciona, e vai dizer como ele funciona, quando ele vai dizer, é onde ele vai demonstrar provar, que esse sistema é dessa forma, e essa demonstração, e essa prova precisa ser sistemática, adequada, logica, com o sistema que ela estabelece com a qual é apresentada.

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