25 de out. de 2011

Peça Antigona é mencionado no Site da Faculdade

Hoje, recebi um e-mail da Professora Antonina Leão, comunicando que a atividade do dia 15.10.2011 (ensenação da Tragédia Grega Antígona, de Sófocles). Esta no site da Faculdade, é um orgulho para os que fizeram parte deste momento, (eu tava lá kkkk). Para acessar a matéria, é só clicar na imagem abaixo.
FaneseDireito

A Resposta de Durkheim: O Fato Social. Part 4 (Fim)

 

esquemateoricoSe pudéssemos traçar uma linha entre as consciências individuais, a combinação delas produz aquilo que podemos chamar de consciência coletiva.

Para Durkheim, é chamado de COISA, ou seja, ela (consciência coletiva) pode ser mensurada, medida, quantificada, analisada, comparada, essa coisa é especial, é diferente, é peculiar, é algo singular, que tem suas especificidades, esta um pouco acima da consciência individual, não percebemos a consciência coletiva.

Obedecemos à consciência coletiva porque ela estabelecer um conjunto de regras morais, que são por um lado obrigatórias.

moralExemplo: Uma regra moral, tipo a Lei, que diz que todos quantos a lei indicar, devam pagar impostos. É uma lei, e me sinto obrigado a pagar o imposto, ela é exterior a mim, é geral, pertence à sociedade, é coercitivo, e, é um fato social.

Obedecemos aos fatos, porque são obrigatórios, e porque, nós sentimos prazer de realiza-lo, ou seja, é uma certa desiderabilidade (Qualidade daquilo que é desejável). O individuo sente prazer em pagar os impostos, e por consequência bater no peito e dizer: “eu pago os meus impostos”, demonstrando um certo orgulho. Com isso o individuo sente-se, fazer parte de um grupo.individuo

O que Durkheim, esta dizendo, é que, quando realizamos algum fato social, estamos “agradando” a alguém, ou seja, a própria sociedade que criou os fatos, e nós não percebemos isso.

Os fatos sociais ocorrem e não percebemos isso, então os fatos agem sobre nós, a consciência coletiva, os fatos morais, eles são ao mesmo tempo fatos sociais e morais, pois eles estabelecem um conjunto de regras, que se nos impõe, de cima pra baixo, um comportamento, uma atitude.

Alguém pode dizer, que a forma de pensar é dela, individual, autônoma, e não dos outros. Mas Durkheim, diz que o individuo reflete as percepções morais do grupo dela.

emoExemplo: As pessoas alternativas, por exemplo, um Emo, ele pode se achar ou os achamos diferentes do resto da sociedade, mas ele pertence a grupo, e neste grupo, ele tem certas exigências, estilos, comportamentos, próprias deste grupo.

Pra um sociólogo, os homens obedecem à consciência coletiva, os fatos morais, sociais, porque, ele se sente obrigado por um lado, e desejam realizar aquilo por outro.

Para Kant, os homens obedecem a moral, porque se sentem obrigados, e quem nos obriga neste caso, é Deus.

Um sociólogo, diria que são as regras morais, que nos impulsiona pra um lado ou para outro.

Durkheim cria um quadro teórico, que pretende nos ajudar a enxerga um determinado grupo social, então para que serva a teoria?

Para que possamos enxergar uma realidade, e depois possamos confronta-la com a vida real.

mente-compuExemplo1: Um par de óculos, que nos ajuda a enxerga a realidade, ele nos permite diminuir as distorções que a visão tem, de ver o mundo.

Exemplo2: Um médico que observa radiografias, só ele consegue distinguir o que lá tem, pois, existe em sua mente um quadro teórico, mental, que omesmo aprendeu na faculdade, possibilitando uma comparação da teoria, aprendida em livros, tubos, cobaias, cadáveres, do mundo real.

A pessoa usa a teoria que tem para comparar com a realidade existente. Então o que um aluno de direito vem fazer na faculdade? Ele vem pra criar um quadro teórico pra enxergar as coisas por outro viés.

Durkheim, ao criar esse quadro teórico, ele busca proporcionar uma forma que possamos entender como é que, como funcionam, se organizam, e são os mecanismos de uma sociedade. Se eu vou analisar uma sociedade, eu tenho que ter uma ideia do que vou encontrar.

candombleExemplo: Uma professora passa pra um aluno, a seguinte atividade. Ele deve ir a um terreiro de candomblé e anotar, tudo que ele vê. O detalhe é que ele nunca leu, ou visitou um terreiro de candomblé, não faz ideia do que ira encontrar. Mas assim mesmo ele vai, e ao chegar lá, ele faz as anotações devidas, e ao entregar a professora, deu cinco linhas. Ela fala pra ele que o que ele anotou é a síntese, e retorna, e são feitas anotações que dão mais de 15 páginas.

Isso se deu, porque a professora sabia o que deveria procurar, onde deveria olhar, ela já tinha em sua mente, uma forma teórica daquela realidade. Por já ter lido sobre essa cultura, essa religião. O aluno, não sabia o que procurar, não tinha uma teoria formada sobre aquela realidade, por isso não enxergou, o que deveria, e da forma que deveria.

Neste quadro Durkheim, chama as sociedades de SIMPLES e COMPLEXAS.simpesxcomplexa

Nas Sociedades Simples, ele diz, que existe um modo de relação entre os indivíduos, ou seja, uma “Solidariedade Mecânica”. Neste tipo de sociedade, temos uma DST baixa, exemplo disso, os índios, eles não tem muita diversificação de atividades, se por acaso alguém morrer, será logo substituído, pois a maioria, sabe o que aquele que morreu, sabia. Tem-se uma interdependência baixa.

Não podemos olhar uma sociedade simples, com o olhar de uma sociedade complexa, pois se for assim, eu vou querer enxergar nesta sociedade simples, o que vejo na minha, que é complexa.

indiosE essa interdependência baixa, gera uma densidade moral baixo, pois tudo mundo é parecido, não tem ideias, gostos, costumes diferentes, são muito iguais, parecidos, não existe diversidade, quase todo mundo pensa do mesmo jeito, tem a mesma perspectiva.

Quem pensa diferente, em uma sociedade assim, é discriminado. A função da religião nesta sociedade é provocar um consenso geral. Ela, que dita e orienta as regras morais, é o discurso religioso. Essa sociedade é compreendida e seguida, ela é “normal”.

Exemplos: Tem sociedades, que homens que nascem homossexuais, são tratados como mulheres, e são considerados Santos. Em outras sociedades, se uma pessoa confessar a homossexualidade, pode ser morto.

A consciência coletiva tem um elemento central, que lhe da uma densidade que lhe serve como base, ou seja, a religião, ela serve como um amálgama (Mistura ou ajuntamento de pessoas ou coisas diferentes).

Quando a religião sai, fica no lugar, à anomia (Ausência de lei ou regra).

interdependenceNo modelo de Sociedade Complexo, existe outro tipo de a solidariedade a Orgânica, é como se cada individuo, tivesse um papel dentro de uma instituição, e essas instituições são como órgãos, em um corpo, cada um cumprindo sua função, para manter o equilíbrio do corpo.

Neste tipo de sociedade a DST, é complexa, pois varias pessoas, exercem atividades diversas, e complexas, exemplo (médicos, advogados, engenheiros, mecânicos etc.). A maior não sabe desenvolver essas atividades.

A interdependência é alta, pois uma é arquiteto, outro é engenheiro, outro é advogado.

Essa DST Complexa e Interdependência Alta, gera alguns grupos que podem pensar de forma diferente, gerando uma densidade moral mais alta, pois cada grupo pensando de uma forma.

anomiaNesta sociedade a religião perdeu espaço. Quanto nada estiver no lugar da religião, o que é, que nós temos? A falta de regras morais, a ANOMIA (falta de regras).

E neste quadro, o Direito vai se interessar pela normalidade (sociedade simples) ou pela anomia (sociedade complexa)? Vai despertar interesse claro, pela anomia, pois ele vem pra regular, e implantar as regras, que estão faltando.

Para Durkheim, o que gera o conflito, é a anomia, a falta de regras reconhecida por todos. Ela só vai cessar, quando surgi algo que substitua a religião, que perdeu espaço. E para ele, o que vai aparecer pra substituir a religião, é o INDIVIDUALISMO.

individualistaPodemos ver na Constituição, nos fundamentos do Estado:

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

Isso retrata o individualismo no inciso III – a dignidade da pessoa humana.

Pra Durkheim, o individualismo é a noção, que eu sou um individuo, dotado de prerrogativas, e direitos, onde tenho que ser respeitado em minhas prerrogativas, e devo também respeitar dos outros.

O que ira unir essas pessoas, que tem a suas prerrogativas individuais, é o individualismo, pois tem o respeito à dignidade humana.

Durkheim busca entender as instituições e as funções de cada membro, como elas funcionam, como se delimita o espaço de poder, e qual a função de cada instituição naquele organismo.

Uma leitura complementar sobre Durkheim: http://www.culturabrasil.org/durkheim.htm

comment vadoaju