20 de jun. de 2012

SQ3R

O texto abaixo nos ensica como tirar o máximo proveito da leitura de um texto, o mesmo foi retirado na integra do Blog Memorização, achei interessante e vim compartilhar com os amigos/visitantes. Boa leitura

O SQ3R é uma estratégia de estudos que, assim como os flashcards, utilizam corretamente o fenômeno da reminiscência para otimizar os estudos. O nome é uma abreviação das cinco etapas da estratégia: Skim, Question, Read, Recite e Review.
  1. Skim (1 minuto): Antes de começar a ler, dê uma olhada por todo o capítulo. Dê uma olhada nos resumos (abstract) esquemas e conceitos a serem estudados. Analise rapidamente a relação de hierarquia entre cada tópico. Essa leitura prévia (muito ensinada em cursos de leitura dinâmica) é muito útil como preparação para o aprendizado.
  2. Questões (menos de 1 minuto): Questione-se sobre a importância do capítulo. O que devo aprender ao ler esse capítulo? Do que ele se trata? Repita essa etapa sempre que for iniciar uma nova seção ou capítulo.
  3. Read - leitura : Leia o capítulo inteiro de uma vez. Evite particionar o assunto a ser lido, pois você pode perder a idéia de conjunto (efeito ponta da língua). É importante que essa leitura seja feita com bastante atenção. Desse modo, evite um ambiente muito barulhento ou inadequado para o estudo.
  4. Recitar/escrever: Anote pequenas palavras-chave (ou um mapa mental) que lhe façam lembrar de todo o texto e conte com suas próprias palavras o texto lido. É importante anotar suas visões sobre o texto (resumo pessoal) em vez de simplesmente copiar as frases do livro. Desse modo, consegue-se uma maior articulação sobre o texto lido. Lembra-se do artigo sobre a sinestesia? É a melhor hora para utilizar todos os seus sentidos para não se esquecer de nada. Uma outra estratégia interessante é a criação de novas perguntas e suas respectivas respostas sobre o assunto, como se você fosse o professor e o aluno ao mesmo tempo. Esse é o momento para fazer todos os exercícios que seu livro ou apostila contém sobre o assunto.
  5. Revisão (menos de 5 minutos): É a hora de colocar seus estudos a prova. Tente falar sobre o assunto estudado sem utilizar qualquer material. Ainda está com algum a dúvida? Refaça os passos 2 a 4 novamente.
Que tal começarem agora?

Sucesso a todos!

Siga-me: 

Segredo para resolver problemas conjugais


O vídeo que segue abaixo encontrei no site do Bispo Renato Cardoso, é um site bem interessante, pois trata de temas ligados a convivência, conflitos, entre casais e principalmente como "soluciona-los", então indico a visita do mesmo para todos.

Siga-me: