2 de nov. de 2011

Dicas para melhorar a sua capacidade de aprendizagem

Por Dr. Marcelo Cubellun, Equipe do Bem Simples.
Médico Psiquiatra

Resumo

A aprendizagem contínua é uma das características mais significativas da vida atual. Diariamente, recebemos uma grande quantidade de informação que, muitas vezes, é difícil processar e, portanto, esquecemos em poucos minutos.
Coloque em ação essas dicas para manter seus mecanismos de aprendizagem em ótimas condições.

Passos

1

Organize conscientemente o material que tem que aprender e planeje o tempo que lhe dedicará. Sempre será um tempo estimativo, porque haverá temas que consumirão mais tempo do que o esperado e outros, muito menos.

2

Não ligue o seu computador, a televisão ou outro aparelho que possa distrair você. Isso significará um passo atrás cada vez que tentar retomar o processo de aprendizagem. A concentração é vital na hora de aprender. Fragmentá-la só dá lentidão ao processo.

3

Faça uma primeira leitura rápida do material que tem que estudar. Isso lhe permitirá ter uma visão geral do conteúdo do documento.

4

Leia pela segunda vez o texto. Sublinhe as idéias principais da maneira que for mais prática para você: linearmente, realizando anotações nas margens, marcando com símbolos e esclarecendo abaixo.

5

Faça um esquema que resuma as idéias principais do texto. Os esquemas podem ser variados, segundo o seu estilo de aquisição do conhecimento, com flechas, silábico, misto (silábico-numérico), por diagramas, com quadros, entre muitos outros. Este esquema servirá para se lembrar, com uma visão rápida, daquilo que você considerou mais importante. Essas "idéias força" lhe permitirão lembrar os detalhes.

6

Escreva um resumo com frases chaves para se lembrar dos conteúdos. Esse resumo deve ter aproximadamente, um terço da extensão do texto original. O importante é escrever com as suas próprias palavras, reafirmando na sua mente o que foi aprendido e compreendido. Enquanto faz o resumo, pode reler o material e repeti-lo para lembrar.

7

O último passo será praticar a exposição do tema aprendido. No começo, com a ajuda dos seus esquemas ou resumos, depois você poderá fazer a exposição prescindindo deles.

 

Importante

  • Utilize regras mnemotécnicas para memorizar séries de dados. São guias de palavras ou símbolos que têm a ver com o seu mundo interior e que se relacionam com o que você está aprendendo. Isso lhe permitirá lembrar, com mais facilidade, o material que tem que estudar.
  • Se tiver que ficar muitas horas estudando, planeje pausas regulares de descanso e distração.

Créditos: Comunidade Bem Simples

Deus nos dá o que pedimos ou nos dá OPORTUNIDADES?

Uma certa vez estava assistindo o Filme A Volta do Todo Podero 2, um trecho do filme me chamou à atenção e resolvi copiar este trecho, e fiz um pequeno video, e estou aqui a compartilhar com você, amigo/visitante, para que como eu possas também refletir sobre, o que pedimos e o que Deus nós da. Um grande abraço.