28 de out. de 2009

Os 10 passos para o bem viver

Baseado na proposta do pensador russo Gurdjieff, que no início do século passado já falava em auto-conhecimento e na importância de se saber viver. Ele traçou algumas regras de vida que foram colocadas em destaque no Instituto Francês de Ansiedade e Stress, em Paris.

Segundo os especialistas em comportamento humano, quem consegue praticar a metade dessas lições, com certeza terá mais harmonia íntima e menos estresse.

As regras são as seguintes:

1) Faça pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no máximo.

Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes.
É importante refletir sobre as nossas atitudes sem o julgamento da emoção, sem querer se maltratar como fazemos quando nos julgamos, quando acreditamos que erramos diante de uma situação.
Anote os recados que o seu cérebro manda para você nessas horas de reflexão.


2) Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou.
Querer agradar a todos é um desgaste enorme.
Não há nada pior do que dizer sim para todo mundo, ou para a imensa maioria que nos cerca...pais criam monstrinhos em casa dizendo sim, namorados criam "dondocas intocáveis" e namoradas criam "sugadores de energias", parasitas do amor por causa do não saber dizer não. É um exercício cruel ficar dizendo sim, por isso, experimente o aprender a dizer não. As vezes, esse não vai até ser mais benéfico para a pessoa que veio te procurar e esperava um sim...


3) Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso, consciente de que nem tudo depende de você.
Quanta gente fica em casa esperando outra pessoa e se ela não aparece perde um dia inteiro, as vezes a semana toda por não ter um plano "B". para tudo tem que existir uma alternativa, uma brecha para atender a saúde, os amigos, os familiares, e sabe lá que emergência pode aparecer, não é mesmo?


4) Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez.
Por mais ágeis que sejam os seus quadros mentais, você se exaure, se cansa além da conta.

5) Esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível.
No trabalho, em casa, no grupo habitual. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, a não ser, você mesmo.

6) Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos.
Não é você a fonte dos desejos, o eterno mestre de cerimônias.

7) Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas.

8) Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os, porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes.

9) Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem achar que isso é o máximo a se conseguir na vida.

10) Evite se envolver na ansiedade e tensão alheias enquanto ansiedade e tensão.
Espere um pouco e depois retome o diálogo, a ação.

GRAVE ISSO:

Uma hora de intenso prazer substitui com folga três horas de sono perdido. O prazer recompõe mais que o sono. Logo, não perca as oportunidades saudáveis de se divertir. Não abandone suas três grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé.

Por fim, entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente: você é o que fizer de você mesma.
Grande número de pessoas gasta boa parte do seu tempo em esforços inúteis e desnecessários.
Uns gastam horas tentando fazer com que os outros aceitem suas idéias. Outros perdem horas de sono pensando no que irão dizer no dia seguinte, numa conversa que não acontecerá. Tem aqueles que se detém por longo tempo alimentando ilusões. Isso prova que fazemos esforços inúteis ou até prejudiciais ao nosso bem-estar. Assim sendo, anote as regras de Gurdjieff e prepare-se para uma vida de melhor qualidade.