11 de out. de 2011

Protocolo da Aula de Sociologia do Dia 11.10.2011

TEMA DA AULA: AS TESES DA PAUPERIZAÇÃO E DA SUPERAÇÃO DO CAPITALISMO

OBJETIVO: COMPREENDER O EMPOBRECIMENTO DAS CLASSES OPERÁRIAS E A SUPERAÇÃO DO CAPITALISMO.

PAUPERIZAÇÃODurante a aula foi citado que para Marx ainda que haja momentos de prosperidade os proletariados não terão condições de pleno emprego. Desse modo é gerada em parte da população uma consciência revolucionária, onde o exército de reserva é um exemplo claro dessa revolução vindo realizar pressões constantes na luta por melhores salários. No entanto, por maiores que fossem as riquezas acumuladas pela classe burguesa, os salários nunca chegariam a um nível que favorecesse uma melhor qualidade de vida para a classe proletáriada, gerando a acumulação de riqueza em um polo (burguesia) e da pobreza em outro (proletariados), o que segundo Marx futuramente poderá ocorrer uma Práxis Revolucionária uma vez que o trabalho é imposto numa condição de alienação, pois baseia-se em uma certa divergência entre o capital e trabalho.

O capitalismo em si, por meio da própria evolução do sistema o leva a distinguir claramente suas necessidades por meio de ideologias que lhe favorecessem, gerando divisões de classes como falado anteriormente. O capitalismo contém forças que podem o levar a enormes crises, no entanto maior é a sua força de transcendência, ou seja, explorarar cada vez mais as classes trabalhadoras para obtenção de maiores lucros.

Também foi colocado em aula que o agravamento do capitalismo através da crise do bem estar social, e a implantação do neoliberalismo, ou seja, defesa da liberdade de mercado sem a intervenção do estado diante de uma resposta impertinente com relação a este agravamento, admitisse que as forças produtivas alcançaram níveis nunca imaginados devido a todos os avanços tecnológicos ocorridos durante todo este tempo, no entanto, apesar te existir condições tecnológicas para erradicar a fome, o meio capitalista acaba por gerar apenas mais e mais desigualdades, onde podemos utilizar como exemplo os sem-terra.

Por fim, o professor explicou que a família é a principal responsável pela educação do indivíduo, desse modo a maneira como vamos agir futuramente, aceitando ou não o que nos são impostos pelo sistema, dependerá exclusivamente de uma boa introdução de como devemos viver, e esta a de ser adquirida inicialmente dentro do ambiente familiar.