15 de ago. de 2011

Meu Futuro Filho - GUILHERME, está chegando!!!



Hoje venho compartilhar com você amigo/visitante, uma alegria em minha vida, após a perda do meu filho Gabriel, agora esta chegando mas um filho o Guilherme, abaixo a ultra som, com as primeiras imagens de muitas deste Guerreiro da Luz, que vem para espalhar muitas alegrias.

Siga-me:

Aprendendo a Sublinhar


O texto que segue logo abaixo foi retirado na integra do Blog Super Memória, acredito ser bem interessante esta dica, como para mim serviu, acredito que para outros também, então boa leitura.

Inicialmente, precisamos saber que o objetivo do sublinhamento é a posterior elaboração de uma síntese, que é o conjunto de idéias principais que traduzem a essência do texto.

Em nossa leitura, é importante que nos desprendamos das palavras e nos liguemos às idéias. Isso nos ajudará bastante a sublinharmos menos palavras. Muito bem, agora que sabemos que o objetivo do destaque do texto é retirar as idéias principais que traduzam a sua essência, eis uma informação fundamental:

Quem está lendo o texto pela primeira vez, não tem condição alguma de destacar nada!

Se o destaque serve para a reprodução da essência do texto e ainda não lemos o texto por pelo menos uma vez, você não terá qualquer noção dessa essência. E sem essa noção, tudo nos parecerá importante! Aí reside a causa do excesso de destaque.

Costumo fazer um paralelo da leitura com o ato de assistir a um filme no cinema. Quando vamos ao cinema, nós vemos o filme de uma vez só, sem pausas. Você já percebeu que, após assistirmos ao filme, temos condições plenas de resumi-lo, apontar as suas partes principais e até elaborar críticas quanto ao seu conteúdo?

Sob essa perspectiva, se nunca vimos o filme, certamente não teremos condição alguma de apontar as partes principais dele, justamente porque desconhecemos a sua essência.

Então, a dica para destacar é que você leia todo o conteúdo do texto, livro ou mesmo do capítulo a ser estudado, para que você tenha a noção plena de sua essência, de sua totalidade.

Feito isso, aí sim, passe a sublinhar o que você agora já sabe que é realmente o mais importante no texto. Com essa prática, temos certeza de que você já destacará muito menos trechos do seu texto e certamente, com muito mais consciência e firmeza.