29 de mar. de 2012

Aprendendo a sublinhar - Parte 4


Abaixo uma postagem retirada do Blog Super-Memória, que por sinal recomendo a  visita e colocar o mesmo nos favoritos, que ensina com eficiência como sublinhar textos, na verdade é uma série de dicas neste sentido resolvi postar a 4ª Dica desta série na integra, ou seja, todos os méritos e créditos para o Instituto Turbinando o Cérebro e para o Blog Super-Memória.


Olá, amigos do Supermemória! Hoje passaremos um exercício para que você destaque as idéias principais do texto, para que, na semana que vem, possamos resolvê-lo juntos. O texto abaixo foi retirado de uma prova para o ingresso na Petrobrás, aplicada em maio de 2008. Trata-se de um texto bastante simples e perfeito para a nossa primeira prática. Logo abaixo do texto, você encontrará um roteiro, um plano de ação a ser seguido no exercício:







a) Leia o texto todo (sem sublinhar) e compreenda a sua essência;

b) Leia de forma destacada cada parágrafo ou conjunto de parágrafos e tente retirar a idéia nele(s) contida(s);

c) Ao lado do parágrafo escreva uma palavra ou frase que traduza a essência dele;

d) Agora sublinhe algumas palavras, somente as necessárias para a compreensão do conteúdo do parágrafo. Pense sempre em uma linguagem telegráfica, deixando, quando necessário, de sublinhar artigos, preposições, etc.

e) Repita a prática com os demais parágrafos até o final do texto.

f) Faça uma lista com as palavras ou frases que você escreveu ao lado de cada parágrafo. Isso fará com que você tenha um roteiro do texto.

g) Por fim, lendo somente esse roteiro (sem ler o texto) e com suas palavras, tente desenvolver mentalmente cada idéia, conforme o conteúdo do parágrafo correspondente.

Por favor, não deixe de fazer o exercício, pois somente exercitando é que você conseguirá perceber as suas principais dificuldades e posteriormente superá-las,

Semana que vem mostraremos como sublinhar esse texto de forma eficiente, sucinta e completa.

Para ter acesso as outras dicas como sublinhar abaixo segue os links:

Siga-me: