23 de dez. de 2009

Ninguém segura os Evangélicos, e em 2020 eles serão do tamanho dos católicos

Abaixo segue matéria extraído do Jornal Cinform, Edição 1393, feita por Gilmara Moura (especial@cinform.com.br). Deu trabalho digitar, mas valeu apena, espero que vocês gostem, aproveito o momento pra agradecer a Gilmara, pela excelente matéria.


IBGE revela grande trânsito religioso que, em uma década, pode tornar metade da população brasileira evangélica.

O Brasil é um país de grande diversidade religiosa e, reconhecidamente, uma nação católica - a maior do mundo, diga-se de passagem. Mas essa realidade parece estar com dias contados. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas - IBGE - apontam que em 2010 metade da população brasileira será evangélica. Em números, isso significa que até lá mais de 90 milhões de pessoas estarão dentro de templos protestantes. Em contrapartida,a Igreja Católica Apostólica Romana com seus mais de dois mil santos e uma história de quase dois mil anos, perde cada vez mais fiéis. Em Sergipe, a mudança é amplamente visível nas 126 paróquias e cerca de 220 capelas espalhadas pelo Estado, que já notam seus bancos mais vazios durante as tradicionais missas. Enquanto isso, as denominações evangélicas crescem em números e em estrutura física - algumas do dia para a noite - para atender a demanda das "ovelhas sem rumo".
Uma série de fatores contribuem para essa mudança. Para o pastor, psicanalista e teólogo Luiz Antonio da Silva, dois pontos devem ser ressaltados. "Primeiro, o homem tem se mostrado cada dia mais necessitado das bênçãos de Deus e em segundo, a contextualização e a aplicabilidade da palavra. Os pregadores a trazem para os dias de hoje e deixam-na mais acessível às pessoas", opina. Ainda segundo Luiz Antonio, o ser humano muda constantemente suas atitudes,  mas a Igreja Católica não acompanhou esas evolução. "Durante muito tempo ela ficou tranquila, mantendo seu tradicionalismo. A juventude, por exemplo, não seria alcançada com canções antigas e ritimos conservadores", teoriza o líder da Igreja do Evangelho Quadrangular e supervisor estadual da congregação que em 35 anos no Estado, conta com 58 igrejas e 7 mil membros espalhados pelos município sergipanos. Só na capital, são 30 templos.
O pastor amerciano Darren Travis Wray, da Igreja Evangélica Verbo da Vida, explica que o fenômeno do crescimento evangélico no Brasil é inverso ao dos  Estados Unidos. "O país está tendo grande abertura evangélica. Mas lá eu ja percebo que isso tem se fecahdo aos poucos. Aqui, de um modo geral, o povo esta desejoso de receber essa palavra. O que é bom, todo mundo quer", ressalta. Darren Wray salienta que o cristianismo não é apenas uma religião, "é um relacionamento com Deus vivo". E isso também justifica o crescimento dessas doutrina em terras tupiniquins. "Quando mais as pessoas têm um contato pessoal com Jesus Cristo, sentem uma transformação profunda na vida e passam para os que amam, porque também querem que tenham essa experiência. E aos poucos essas palavra vai se espalhando", justifica Darren. Ele 'pastoreia' aproximadamente mil ovelhas somente em Aracaju.

Reflexo da Sociedade

O exemplo pontuado pelo pasor Darren Wray é bíblico e está no Livro de Atos.Na passagem, o apóstolo Paulo ficou durante dois anos na Ásia ensinando ao povo. Depois disso, a palavra de Deus se espalhou por toda a região 'no boca a boca', já que na época não existia rádio, televisão, trampouco internet - sequer imprensa. E isso mostra que a mudança do perfil religioso de um povo não depende unicamente dessas ferramentas tão bem utilizadas pelas religiões nos últimos tempos. O sociólogo Gilberto de Moura lembra que uma mudança inversa ocorre na Europa protestante. "Lá, o próprio protestantismo está em declínio há muitas décadas, Nesta perspectiva, observa-se uma tendência nas sociedades complexas: a pluralidade religiosa", diz ele.
Para exemplificar, Gilberto cita o sociólogo francês Durkhein que diz que com a progressiva divisão social do trabalho, característica das sociedades complexas, as certezas morais se relativizam. "Essas sociedades fazem emergir o individualismo e uma considerável variedade moral e religiosa", pontua Moura. Já o bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju, Dom Henrique Soares da Costa, atribui o crescimento do protestantismo a outros fatores, um tanto amargos, "São fatores a urbanização selvagem que desenraiza as tradições familiáres e sociais, a falta de uma catequese mais profunda na família e na paróquia, de modo que os católicos superficiais facilmente mudam  de religião, numa procura por benefícios, milagres e soluções para problemas. Balaio de 'produtos' prometido pro várias seitas de  honestidade mais que duvidosa", alfineta. Dom Henrique em tom de ataque.
Mas de um fato futuro possivelmente Dom Henrique não pode fugir: o Brasil será uma nação majoritariamente evangélica daqui a uma década. Ou, no mínimo, meio a meio. Mas como serão esses evangélicos? Membros engajados na obra divina ou menos frequentadores que correm em busca de uma palavra que mostre que Deus pode mudar aquele quadro negativo e depois evaporam? Essas é uma preocupação que deve existir entre os líderes do segmento evangélico. E de fato existe. Adinal, quantidade não é qualidade - e a Igreja Católica sente na carne esta realidade. "Não adianta crescer muito sem poder dar assistência e cuidar das pessoas como elas merecem ser cuidadas. A qualidade deve acompanhar a qualidade", destaca Darren Wray.

Exposição Midiática

Com o crescimento das igrejas evangélicas acirrou, por parte de algumas denominações, a concorrência ou busca pelos cristãos. Neste contexto, a mídia tem sido uma grande aliada. Aliás, indispensável. Através dela é possível divulgar curas - nem sempre reais - e mensagens que edicam e impactam o público. Tudo isso vai entre um comercial de xanpu ou de margarina, com a mesmas técnicas de marketing. Um  recurso caro, mas que nenhuma congregação, principalmente as neo-pentencostais, abre mão. Os católicos não ficaram de fora e investiram neste segmento. São os casos da Rede Vida e da Canção Nova,  que arrastam as renovações carismáticas, donas de atitudes tão éticas quanto às de Edir Macedo. "Esta última (a Canção Nova) não parece utilizar uma linha muito diferente daquela empreendida por algumas evangélicas", opina o sociólogo Gilberto de Moura, que observa que a mídia parece dar pouco destaque aos eventos não católicos. Mas isso já era de se esperar num país oficiosamente católico.
No contexto 'católico-moderrno' surgem ainda os 'padres garotões' - onde estão Padre Zezinho e Frei Betto, será que forá de moda?!-, liderados por pop estars como os Fábio de Melo, e a mensagem de autoajuda que massegeia o ego da plateia e a 'segura'. Esta última ocorre masi frequentemente no segmento protestante. Neste cenário, a salvação, mensagem principal do cristianismo, exerce o papel de coadjuvante, na medida em que se fala em benesses na vida terrena. O pastor e mestrado em Teologia Enio Rocha, da Igreja Adventista do Sétimo Dias, afirma que de fato isso acontece a depender da visão do líder ao evangelho. "Há algumas distorções. Cada um segue o caminho que acha que deve, e assim vão brincando de fazer religião. Isso ocorre em todas as áreas e profissões, reforça. Par Gilberto de Moura, ignora o sofrimento é negar a própria condição humana.
Darren Wray justifica que o objetivo da sua congregação, Verbo da Vida, em utilizar a mídia é salvar pessoas e fazer com que as que já aceitaram Jesus crescam espiritualmente - o que não deixa de ser uma postura deliberadamente messiânica. Para Luzi Antonio da Silva, não necessariamente a pessoa tocada por uma palavra de fé deve se dirigir à sua igreja. "Digo que vá à igreja mais perto de casa. Mas, sem hipocrisia, informo que se quiserem estar comigo terei um prazer muito grande, porque só assim poderei completar o ciclo de fazer discípulos",justifica.

Novas Formas de Religiões Também Conquistam Adeptos

O nomadismo religioso é antigo, e já foi citado até por Guimarães Rosa, em seu 'Grande Sertão: veredas', mesmo não sendo esta a sua intenção: "Eu cá, não perco ocasião de religião. Aproveito de todas. (...) Rezo cristão, católico, embrenho a certo; e aceito as preces de compadre meu Quelemém, doutrina dele, de Cardéque, mas, quando posso, vou no Midubim, onde um Matias é crente, metodissta: a gente se acusa de pecador, lê alto a Bíblia, e ora, cantando hinos belos deles. tudo me quieta, me suspende", diz ele, através de Riobaldo, personagem central do seu romance.
Com base nos dados do último censo do IBGE, o de 2000, 3,4% da população frequentam outras religiões, que podem ser o espiritismo e as afro-descendentes, como o candomblé e a umbanda. Existem ainda manifestações alternativas como o Vale do Amanhecer que em Aracaju está localizada no Santa Maria, numa estrutura um tanto planetária, e tem aproximadamente 60 adeptos. "Trabalhamos com os espíritos que têm várias encarnações", esclarece Emiliano Cardoso, há 10 anos doutrinador da seita. O presidente da Associação de Divulgadores Espíritas, Jjoão Cabral, diz que no momento há um crescimento de adeptos à doutrina espírita no mundo. "Crescemos de uma forma mais consciente. Não como  as igrejas", diz, sem críticas.
Muito pelo contrário.João aceita muito bem o avanço do protestantismo. "Isso é  fenomenal. Temos o maior respeito pelas igrejas católicas e evangélicas. O trabalho dos envangélicos é excelente. Combatem as drogas e defendem a família. A única diferença como o espiritismo é que não cobramos o dízimo", ressalta João, um auditor-fiscal aposentado. Em Sergipe há 80 casas espíritas. Na capital, são 40. "Ainda que a sociedade complexa relativize as certezas e reinterprete o sagrado incontáveis vezes, talvez reste uma sentença: a religião existirá enquanto os homens necessitarem dar significado às suas vidas", fundamenta o sociólogo Gilberto de Moura.

Igreja Católica sente a dor da perda

O tradiciionalismo das missas, totalmente extratificadas, é um ponto que motivou os católicos a se afastarem da doutrina. A aioria dos ex-católicos alega que não conseguia sentir nenhuma transformação em suas vidas e que durante as celebrações não recebia nada de Deus. Para ex-católico e agora evangelista Jean Moura, esses é uma fator crucial. "Se eu não fosse mais evangélico, não voltaria a ser católico. Pela monotonia das  missas, que nãome edificam em nada e pela veneração aos santos, já que Jesus é o único caminho", ressalta Jean, convertido há cinco anos, fazendo referência ao texto bíblico de João, capitulo 14, versículo. O sociólogo Gilberto de Moura acredita que o tradicionalismo seja mesmo uma das variáveis que explicam a fuga de fiéis católicos em direção a outras religiões. Mas ele não a considera a mais importante.
"Ao contrário do que parece, Igreja Católica apresenta diversas facetas. Há congregações mais engajadas em questões sócio-políticas, outras mais conservadoras e outras mais pentecostalizadas, com liturgias e pregações muito próximas às evangélicas", explica Gilberto. Aliás, nos últimos anos a Igreja Católica vem passado por um processo de mudança nas suas liturgias de um modo  geral, embora a cúpula tenha permanecido fiel aos preceitos e perspectivas do último Papa, João Paulo II. Mas Dom Henrique Soares da Costa, bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju, nega essa mudança. "A Igreja deve se preocupar com uma boa catequese para que os cristãos compreendam aquilo que celebram e o façam com amor e emprenho de toda a vida. E só. Nada de show. Nada de criatividades estapafúdias. nada de piruetas e malabarismos ou coreografias. Tudo isto é indigno de Deus, e pura infantilidade", ataca.
"Os cristãos devem ser tratados como adultos e não como infantilóides! Mesmo porque, tais expedientes em nada comprometem ou amadurecem realmente a fé e a adesão ao Senhor. Precisamos de cristãos maduros e convictos", diz ele E aquele padre cantor, o Fábio de Melo, que investe frontalmente na sensualidade e atrai milhares de pessoas - maioria mulheres - para os seus shows? Talvez ele, mesmo seguindo a doutrina católica esteja fora do conceito do bispo auxiliar. A dor da perda parece estar mesmo no coração dos çíderes católicos.
A Renovação Carismática é um ponto que quebra o tradicionalismo católico e mostra que as coiass estão mudando Eles querendo ou não. Acredite: o movimento surgiu na segunda metade do século 20 nos Estados Unidos em ambientes protestantes. Uma inovação que atraiu muitos jovens. Ela é zoadenta, exibicionista, ostentatória - se parece a alguns dos ritos dos protestantes. Mas Dom Henrique Soares da Costa pondera: "A Renovação Carismática não é uma tática da Igreja para  segurar ou atrair fiéis. Uma lógica assim não teria nada a ver com  o Evangelho, com Jesus Cristo, que nunca "jogou para a galera"".Não foi só o moviento carismático que foi criado pelos evangélicos e hoje é utilizado pelos católicos apostólicos romanos.
As músicas protestantes são tocasdas frequentemetne nas missas - e mesmo copiada por seus padres-cantores. Talvez um sinal amistoso e menos intolerante.

Disputa

Intolerância religiosa provoca até guerra. Leia-se o Oriente Médio, Entretanto, no Brasil a área está cada vez mais amistosa. Pelo menos por parte dos crentes. "A intolerância diminuiu quadno a cabeça do próprio evangélico se abriu. Hoje ele está mais tolerante com relação a tudo.Há tempos as pessoas não podiam nem assistir á televisão. Respeitamos o direito e a religião do outro, mesmo discordando da visão", explica Luiz Antonio. Discrição deveria existir também por parte dos católicos, uma vez que eles passaram a usar métodos dos evangélicos dentro da suas igrejas. Deveria, mas não há.
A posição de Dom Henrique, um bispo recém-chegado a Aracaju para ajudar a missão de dom José Palmeira Lessa, prova o sentimento poucoamistoso. "Quanto ao crescimento de outras religiões, observoque não é uma religião em si, mas de modo geral, grupelhos religiosos fragmentados, efêmeros e descartáveis, como tudo na nossa cultura atual. Quando a isto, não se pode fazer muuita coisa: é uma das taras, das doenças de nossa época", alfineta o religioso, sem dó nem piedade. Enquanto isso os pastores evangélicos se mantêm no salto. A rejeição católica parece mesmo ser somente com relação ao protestantismo. Lembra que no último dia 8 de dezembro a Catedral Metropolitana de Aracaju abriu as portas para os adeptos do candomblé, para festejarem Nossa Senhora da Conceição, a Iemanjá para eles? Isso não permite entender quando Dom Henrique diz que 'respeito e diálogo, sim'. Mas 'relativismoque iguala tudo na mesm falta de consistência ou sincretismo que mistura tudo, não'. Como assim?

Baixar Videos e audio do Yutube sem programas

uEssa dica vai para pessoas que como eu, gostam de baixar os videos do Youtube, ou simplesmete ter o Audio dos videos.


1º - Ao chegar ao video que deseja no Youtube, você irá inserir, antes da palavra Youtube, a frase Kick, como mostra as figuras abaixo.


2º - A tela ficará como a figura abaixo:


3º - Nessa barra você escolhe o formato que estiver na cor branca (MP4, FLV, HD, AVI, MPG, 3GP, IPHONE, PSP, MP3, OGG, GIF) e clica em GO, à direita.

 

4º - Quando o vídeo estiver pronto, o botão GO se “transforma” em DOWN


5º - Clique com o botão direito do seu mouse e depois com o esquerdo em Salvar Link Como…


6º - Escolha onde quer salvar seu arquivo e divirta-se!!!

Créditos: Bruno Francesco

Perdoar é tirar pesos

Programa de 09/Julho/2009. Neste vídeo Padre Fábio de Melo atende a uma pessoa que não consegue perdoar seu pai pela traição feita com sua mãe. Padre Fábio diz que, quando perdoamos, tiramos o peso que o outro colocou sobre nós através do erro cometido, e que muitas pessoas têm dificuldade de perdoar porque acham que precisam concordar com o erro, mas isto não é necessário. No caso desta pessoa, é provável que ela na verdade já tenha perdoado seu pai, mas não consegue esquecer a traição, e isto é normal, pois não podemos concordar com o que não é correto, mas isto não pode nos impedir de perdoar. Quando perdoamos, olhamos a pessoa além dos seus erros, damos a ela a oportunidade de, ao se libertar de seus erros, transformar-se.

Também disponível em MP3.


Pe. Fábio de Melo

Abaixo disponibilizo Videos e MP3, retirados do Blog Direção Espiritual, com temas muito interessante onde o Padre Fábio de Melo, busca com a inspiração do Espírito Santo, exclarecer e dar uma direção para problemas e conflitos, em seu Programa Direção Espiritual, é uma oportunidade de conhecer um pouco mais a misericórdia do Coração de Jesus Cristo com a ajuda das palavras de Padre Fábio de Melo, Diocese de Taubaté, apresentador e orientador espiritual do programa.

Num clima de oração, reflexão e acolhimento, o apresentador nos conduz à experiência do amor de um Deus vivo e ressuscitado.

A orientação espiritual é dirigida aos telespectadores que, telefonam ou escrevem pedindo aconselhamento, sempre de acordo com a Palavra de Deus e com a moral e a doutrina cristãs..

O pior cego é o que não quer ver.


O Pr. Luiz Antônio, neste Dia 23.12.09 - Quarta-Feira., aborda temas como:

a) O pior cego é o que não quer ver.
b) A forma de falar sobre Deus, utilizando todos os meios possíveis (rádio, tv, internet).
b) Crescimento das Igrejas Evangelicas.
c) Divergências entre as Igrejas.
d) Ver os extremos e buscar o equíbrio. Ler: 2º Timótio 1-7. (Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio).



Para fazer o dowlonad, dessa mensagem, é só clicar na imagem abaixo.


Não deixe de Visitar os Sites Abaixo é só dar um click: