25 de set. de 2011

O Novo Problema da Ordem Hobbesiano da Ordem

 

problema social

Quando falamos em problema da ordem, de uma forma geral falamos sobre a possibilidade de vivermos juntos, as reflexões de vida em sociedade, de relações politicas, e sociais.

Thomas Hobbis, é um filosofo, e cientista politico, lançou em 1950, um livro chamado “O Leviatã”, onde falava que o Estado, era um organismo, tendo como função um certo controle politico, social, cultural.

A revolução puritana (1640) aconteceu na Inglaterra no século XVI durante a Guerra Civil e terminou com a Revolução Gloriosa (1688). De um lado a burguesia protestante, de outro os católicos da nobreza feudal, rivalizando sobre o poder.

REVOLUÇÃO FRANCESANeste período ocorreu uma grande experiência, que foi a Guerra Civil, pois neste tipo de guerra, o inimigo esta ao lado, diferente da guerra declarada, que vocês sabem quem são os seus inimigos.

O contexto que Hobbes, desenvolveu sua percepção sobre o problema da ordem, foi na Guerra Civil. Alguém que discute sobre o contexto da guerra civil, se preocupa como conseguir a paz, nenhum outro assunto é, mas importante que a conquista da PAZ, pois conseguindo esse objetivo, se consegue os outros.

Hobbis desenvolve uma resposta teórica sobre o assunto, e no livro Leviatã, ele fala sobre o Estado de Natureza, do homem, ou seja, antes de chegar ao estado social, o homem, vivia em um estado de natureza.

E como se caracteriza um Estado de Natureza?

Prehistoric_ManCaracteriza-se de uma forma negativa, ou seja, é dizer o que ela não é, neste caso, o que o homem não é.

Ex: Ao mostrarmos um vaso com água, e perguntarmos o que é. Se falarmos, que ele não é uma cadeira, ai caracterizamos de forma negativa, ou seja, dizemos que o vaso não é uma cadeira. Agora de forma positiva é quando dizemos o que é realmente, ou seja, uma garrafinha de água.

Ele busca então dizer o que não é o que não tem o que lhe falta, neste caso, o homem, a sociedade.

Ele observa que falta uma Lei reconhecida. Se não existe uma lei reconhecida. No estado de natureza, os homens têm direito ao que?

Não existe nada que lhes de limites, e com isso lhes da direito a fazer tudo, inclusive, a tirar a vida de outros.

Ex1: Um morador de um edifício, onde ele entra no elevador com uma moto, e o funcionário grita que não é permitido, subir com essa moto no elevador, e o dono da moto, pergunta onde tem escrito que não pode? Se não tem escrito no estatuto do condomínio, então é permitido.

Ex2: Em um terreno que tem uma fruta, o que impede de uma pessoa pegar essa fruta? Somente outra pessoa, que achar que ela é que tem direito sobre a fruta. Com isso só nos sobre persuadi ou matar, o outro pra pegar a fruta.

conflitosA falta de leis, de um Juiz imparcial, e um órgão coercitivo, gera conflitos desacerbados. Neste caso, quem é o juiz, as próprias pessoas, pois cada um ira legislar em causa própria.

E na falta de leis, um juiz imparcial e um órgão coercitivo, cria-se um Estado de Guerra, ou seja, a pessoa sofre violências cotidianas, terror psicológico, onde as pessoas sempre estão pensando que o mau ira te ocorrer.

E o que contribui para o estado de natureza, se transforme em um estado de guerra?

O orgulho é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal. Pode ser visto tanto como uma atitude positiva como negativa dependendo das circunstâncias. Assim, o termo "pode" ser empregado de maneira errada tanto como sinônimo de soberba e arrogância quanto para indicar dignidade ou brio.

Os homens vão ser tão orgulhosos, que geram conflitos, que vai ser potencializado, pela falta de um juiz e de um órgão coercitivo. E muitos homens, matam, por diversas formas de orgulho, ferido.

E como acabar com este estado de guerra?

ConflitoÉ necessário que haja uma lei fundamental. É imperativo que todos abram mão de todos seus direitos, na medida que todos também abram mão, em beneficio do Leviatã, o Estado, ele é que vai executar o que for necessário, para combater os conflitos para manter a ordem.

Criando uma lei fundamental, passa a existir uma nova condição social, o Estado Social, se contra põem, ao Estado Natural. Pois o individuo, acredita que ao abrir mão de seus direitos, outros também o faram, pois o Estado (leviatã), assegura isso, e caso não seja cumprido, o que for celebrado entre as pessoas, vem o Estado, e o obriga a cumprir, se não o fizer, vem as sanções, pelo Estado impostas.

Na época de Hobbis, era mais simples, abrindo mão de todos os direitos, para adquirir a expectativa de viver mais, só quem poderia tirar a minha vida, era o Estado.

Nos dias atuais, se fizéssemos isso, ou seja, abrir mão de todos nossos direitos resolveriam todos os problemas sociais?

Não, pois temos muitas outras expectativas, segurança, diretos sociais, saúde, escola, religião, e viver como se escolhe viver. Na época de Hobbis, era a vida, a principal expectativa, pois a guerra civil tirou isso do individuo.

Tem momentos que os direitos se chocam, tipo sair tarde da noite, é um direito que o cidadão tem de ir e vir, mas também quer ter a segurança para isso, havendo um choque entre eles.

Queremos certo desenvolvimento econômico, um direito social, mais amplo, tipo não ter analfabetismo, e como incluir, mas pessoas ao estudo. Têm que fazer Ações Afirmativas, cotas é uma, ação afirmativa.

comment vadoaju

P.S: Caso tenha dúvida como postar um comentário, visite este link aqui COMO DEIXA COMENTÁRIO