5 de set. de 2011

História da Guerra do Peloponeso

Historia da Guerra do Peloponeso
O historiador Tucidides apresenta o logo conflito que envolveu as duas principais cidades-estado da Grécia (Esparta e Atenas) e seus respectivos aliados. A vitória de Esparta acabou levando a uma derrocada da Grécia clássica, dominada, num primeiro momento, pela Macedônia, e, depois, por Roma. Esparta subjugou a Grécia de maneira tirânica, quebrando-lhe a unidade política

Convite à Filosofia - Marilena Chauí

Convite à Filosofia - Marilena Chaui
A autora faz uma análise de tudo o que nos rodeia e que cremos, simplesmente por nos aparecer como óbvio e tradicional. Ela mostra, com bastante domínio em relação àquilo que trata, que nem tudo que é tradicional pode ser tomado por verdadeiro, nos impulsionando na busca pelo saber.
“Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes” (Marilena Chaui).

O Que é Sociologia

 

o que é sociologiaPara alguns, ela representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes; para outros, é a expressão teórica dos movimentos revolucionários. Como compreender as diferentes avaliações que a sociologia recebe? Debatendo a dimensão política dessa ciência, o autor reflete em que medida as teorias sociológicas contribuem para manter ou alterar as relações de poder da sociedade.

P.S.: Para baixar essa obra é só clicar na imagem.