5 de out. de 2009

Programas essenciais

O Windows é um sistema operacional que traz pouquíssimas ferramentas de otimização e manutenção. Embora seja possível fazer bastante coisa mexendo no registro, isto é algo que exige muito conhecimento, pois a exclusão de uma entrada errada pode ocasioar a destruição completa do sistema. Para nossa sorte, existem programas que facilitam as coisas, mostrando numa interface gráfica e explicativa opções antes só acessíveis através do registro. Além destes, neste artigo serão mostrados programas que auxiliam na manutenção do sistema, já que, do Windows mesmo, só o desfragmentador se salva.

Tweak-XP Pro e Magic Tweak

Ótimos programas que permitem customizar muita coisa no Windows. O Tweak-XP Pro é para Windows 2000 e XP, enquanto o Magic Tweak é recomendado para versões com arquitetura 9x (98, ME). O Magic Tweak traz o básico: senha de proteção contra alterações no programa, proteção de pastas, tweaks de desempenho, além de outras opções interessantes. Já o Tweak-XP Pro é mais completo. Além de ser possível configurar e otimizar a performance do sistema, há muitas dicas e ajustes mais simples, além de diversos mini-aplicativos integrados, como, por exemplo, renomeador de arquivos, bloqueador de programas, desligamento automático etc. A interface é em português, o que ajuda bastante. O único inconveniente em ambos os programas é o fato deles serem pagos...

System Mechanic

O System Mechanic pode ser divido em três principais funções: removedor de arquivos inúteis, limpador de registro e de arquivos da Internet. Lógico que ele não se resume só a isso, mas essas três tarefas são seus pontos fortes. Ainda mais se executadas no Maintenance Wizard, um assistente que faz toda a manutenção necessária automaticamente. Outras opções do programa são: procura por arquivos duplicados, otimização da velocidade da Internet, editor de configurações do Windows, antispyware etc. Software pago.

Cacheman

Este programa deveria ser obrigatório nos Windows 98 e ME. A diferença de desempenho entre um computador com e outro sem o Cacheman é perceptível até mesmo para leigos em informática. Trata-se de um gerenciador de memória, que trabalha em segundo plano, na bandeja do sistema, sem incômodos. Pode-se optar que, ao invés do ícone tradicional, ele indique a memória usada, atualizada em tempo real. Já vem com algumas configurações pré-definidas, que simplificam a configuração do programa. Os graves problemas de instabilidade dos Windows 98 e ME são reduzidos drasticamente usando o Cacheman.

MV RegClean

Programa do brasileiro Marcos Velasco, o MV RegClean faz uma varredura no registro buscando entradas inválidas. A principal diferença deste software em relação ao RegCleaner é que ele funciona de maneira totalmente automática, fazendo uma busca mais específica e rigorosa. O recomendado é usar os dois programas em conjunto.

Conclusão

Se todos usassem esses programas, metade das dores de cabeça por conta do Windows não existiria. Faça o teste, são softwares ótimos, que realmente melhoram o sistema.

Créditos: WinAjuda

Um comentário:

  1. Vou aproveitar para indicador 2 programas que também acho ótimos. Um para desfragmentar que é o Defraggler e o outro é Everest Ultimate Edition que diz tudo sobre seu PC. O Defraggler é grátis o Everest não, mas sempre se dá um jeitinho...
    Quanto ao MV RegClean também acho ótimo. Tanto que registrei o meu. Acho que o Marcos merece.
    AH! Ia me esquecendo de um ótimo programa para desinstalação de programas que além de desinstalar já faz uma limpeza no registro dos restos que sempre ficam do programa desinstalado. É o Revo Uninstaller que ainda por cima é grátis.
    Espero ter contribuido um pouquinho com meu comentário.
    Abraço,
    Pedrão

    ResponderExcluir