18 de out. de 2011

Protocolo da Aula de Sociologia do Dia 18.10.2011

TEMA DA AULA: CONT. A RESPOSTA DE DURKHEIN – O FATO SOCIAL

OBJETIVO: COMPREENDER O FATO SOCIAL DENTRO DA CONCEPÇÃO DE DURKHEIN

FATO SOCIAL DE DURKHEINNo inicio da aula, o professor tirou algumas dúvidas em relação a Durkhein no que se refere a generalidade, onde foi possível compreender que para Durkhein, algo geral é diferente de totalidade. Dessa forma, o suicídio pode ser considerado um exemplo da generalidade, pois este constitui uma maneira de agir, de pensar e de sentir e esta propício a qualquer indivíduo dentro de uma sociedade, ou seja, é algo geral numa sociedade dada e exterior ao indivíduo.

Foi possível compreendermos a diferenciação entre o relativismo do etnocentrismo, onde segundo as explicações passadas em sala, para o relativismo as instituições são comparadas e não superiores umas as outras, já no etnocentrismo, uma instituição é posta embaixo da outra, o que acaba por gerar uma certa desigualdade.

Durante a aula, foi possível compreendermos em relação a consciência individual e a consciência coletiva. A consciência individual objeto de estudo da sociologia acontece através de um processo de associações, ou seja, determinadas experiências que vivemos e que irão servir para que possamos tomar decisões presentes e futuras. Já a consciência coletiva baseia-se na combinação das coisas individuais, desse modo, ela é exterior em relação as consciências individuais. Caso não houvesse estas consciências, não seria possível a existência de ciências como psicologia e sociologia.

Por fim, o professor explicou sobre fatos naturais e fatos culturais, e um exemplo interessante que foi utilizado em sala de aula, no intuito de que pudessemos diferenciar estes dois fatos, tanto o natural como o cultural foi: “O fato do indivíduo fazer suas necessidades fisiológicas é considerado algo natural, já a maneira como esta necessidade será realizada será algo cultural”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário