8 de mai. de 2009

Formatar – 10 dicas

Formatar o computador é um processo pra lá de traumático. Muita gente (eu incluído) entra em pânico por ter que reinstalar o computador. É uma coisa extremamente chata de se fazer, e dependendo das condições e da quantidade de dados a serem salvos, é um processo muito demorado.
Sendo assim, reunimos 10 dicas muito úteis para você saber o que fazer caso precise formatar o seu computador. Siga a risca as instruções e garantimos que você irá conseguir fazer esse processo sem maiores sustos.
1) Salve os seus favoritos. Nesse post, mostramos como é simples salvar os seus favoritos tanto no Internet Explorer quanto no Firefox. É extremamente chato perder os favoritos, pois neles encontram-se os sites que mais costumamos visitar e acessar regularmente, portanto, dependendo da quantidade que você tiver vai ser a maior trabalheira consultar todos de novo e salvá-los novamente.
2) Faça backup de todos os seus drivers. Tão importante quanto os favoritos, nesse artigo demonstramos como utilizar uma ferramenta simples e fácil para salvar todos os drivers atualmente instalados no seu computador e transportá-los para um arquivo executável, simplificando a reinstalação após a formatação. Não perca tempo procurando drivers em sites toscos e fóruns obscuros para placas-mãe xing-ling. Com meros 5 minutos você se livra desse problemão.
3) Antes de começar a formatação, disponha de todos os softwares que você utiliza com as mídias de instalação próximas a você. Uma das piores coisas que podem acontecer após formatar o micro é procurar e não encontrar os progamas que normalmente você utiliza.
4) Salve todas as configurações necessárias para o funcionamento da máquina, principalmente as configurações de rede, caso você utilize IP Fixo. Se a configuração for DHCP não há problema. Se tiver algum proxy configurado, anote-o para reconfigurar após a formatação, verifique quais unidades de rede você tem compartilhadas, quais impressoras estão instaladas, etc. Assim, logo que a formatação for realizada, você já poderá conectar na Internet para atualizar o seu sistema e o seu anti-vírus.
5) Se tiver como, faça o backup de todos os seus dados em mídia (dvd, pendrive, etc.) ou num HD externo. Um conselho importante é ter o seu HD particionado em dois. Como hoje em dia os HD’s são pelo menos de 80gb, o ideal é particionar a unidade C (que irá conter o sistema operacional) com 20% do tamanho total do disco, o que num HD de 80Gb seria algo em torno de 16Gb, deixando o resto para seus arquivos, documentos, músicas, filmes, instalação de jogos, etc. Numa formatação futura, isso irá facilitar pois você poderá fazer o seu backup na unidade D sem maiores problemas.
6) Tire um screenshot da sua área de trabalho. Cada usuário tem uma relação bem particular com seu desktop, e a disposicão dos ícones, posição, arquivos na área de trabalho, tudo é distribuído de uma forma que só o próprio usuário entende o motivo. Nada melhor do que após formatar a máquina ter todos os ícones nas mesmas posições e as mesmas facilidades de acesso para os seus arquivos, programas e jogos.
7) A primeira coisa que você deve instalar após realizar a formatação é o anti-vírus. Evite ao máximo instalar programas como MSN ou navegar antes de instalar o anti-vírus e atualizá-lo. Isso irá evitar que sua máquina recém-formatada receba algum vírus pela rede ou seja infectada com spywares logo depois de você ter tido todo esse trabalho. Após instalar e atualizar o anti-vírus, proceda para a etapa seguinte.
8) Após instalar o sistema operacional e ter o anti-vírus atualizado, verifique quais são as atualizações críticas de segurança que estão disponíveis para o seu sistema. As atualizações críticas são fundamentais para aumentar a estabilidade do seu sistema e eliminar brechas de segurança do seu computador que podem ser exploradas por vírus e pessoas mal-intencionadas.
9) Reinstale todos os drivers e verifique se os dispositivos estão funcionando corretamente. Uma coisa importante a se fazer é verificar se existem versões mais atuais dos drivers que você fez o backup. Drivers mais atuais fazem os componentes do computador funcionarem melhor e terem um desempenho mais satisfatório. Após isso reinstale todos os seus programas.
10) Copie de volta os seus dados para as pastas que você desejar, e de preferência abra alguns arquivos para ver se eles estão associados aos devidos programas responsáveis pela sua abertura. Caso todos os arquivos (fotos, planilhas, dcumentos de texto, pdf’s) estiverem abrindo normalmente, é só correr para o abraço e utilizar a máquina com segurança e fresquinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário