13 de abr. de 2010

Vestibulandia


Navegando pela internet, encontrei algo muito interessante e resolvi compartilhar com os amigos/visitantes. É um site feito por pessoas que buscam compartilhar, somar, multiplicar conhecimentos, e disponibiliza através de video aulas, dicas, e informações valiosas, para pessoas que estão fazendo um vestibular, cursinho. Recomendo sua visita,tanto que coloquei o mesmo em meus favoritos. Para visitar é só clicar na imagem abaixo, e mais adiante, vem uma explicação de quem são essas pessoas maravilhosas.



O Vestibulandia, um projeto sem fins lucrativos, surgiu com os seguintes intuitos:

  • Disseminar o conhecimento de níveis Fundamental e Médio;
  • Transformar o vestibular numa ferramenta de seleção mais justa;
  • Garantir o direito universal aos meios de aprendizado;
  • Diminuir os abismos sociais.
Criado em meados do ano 2000 (com outro nome), o Vestibulandia foi inspirado pelos ideais de esperança que dominavam o mundo no final do milênio passado. Nós éramos um grupo de jovens sonhadores com certos conhecimentos em algumas áreas específicas e decidimos devolver à sociedade um pouco do aprendizado que adquirimos dela. Infelizmente, o projeto inicial perdeu a quase totalidade de membros, os recursos para a manutenção do site ficaram cada vez mais escassos e, por volta de 2003, fechamos as portas.

Hoje a realidade não é muito diferente: os recursos continuam escassos, o número de colaboradores é extremamente limitado, mas, desta vez, nós não vamos nos dar por vencido. Custe o que custar, faremos o maior portal gratuito voltado para o vestibular no Brasil. De grão em grão faremos a nossa praia...

Entre nossos muitos sonhos, estão:

  • Disponibilizar (pelo menos) TODO o conteúdo de Matemática, Física e Química sob a forma de vídeo-aulas, textos teóricos, e exercícios compatíveis com as dificuldades reais de um vestibular;
  • Criar para cada matéria o livro didático ideal, gratuito e  multicolaborativo, (a exemplo da Wikipedia) sem direitos autorais. As escolas poderiam livremente adotar o material sem nenhum ônus.

Através da nossa política de transparência, é bom deixarmos claro que, apesar do Vestibulandia não ser um projeto comercial, alguns projetos comerciais serão desenvolvidos no futuro, mas não se preocupem: JAMAIS, em hipótese alguma faremos restrição de conteúdo. As video-aulas que venderemos serão as mesmas que estão disponibilizadas no Youtube: o interessado (caso queira) poderá adquirir os (futuros) DVDs das aulas onde ele pagará não pelo conteúdo, mas pela comodidade de receber as aulas em casa em um ou mais DVDs.

A maior parte do dinheiro será utilizada para sustentar os diversos gastos do site (domínio, hospedagem, tráfego extra, etc.), compra de material educativo (softwares profissionais de edição, kits atômicos, etc.) desenvolvimento de aulas mais interativas, contratação de profissionais para as demais aulas (caso não apareçam voluntários)  Em suma, tudo o que puder tornar o Vestibulandia ainda melhor.


Finalmente, digo que esse é o começo da nossa história da qual eu me orgulho em participar e agradeço a todos aqueles que permitiram e permitirão o eterno crescimento deste ideal chamado Vestibulandia.


Um grande abraço!


Nerckie

Siga-me:




Nenhum comentário:

Postar um comentário