Dra. Hortência de Abreu Gonçalves
NBR 10520/2002 (ABNT)
1. CITAÇÃO - É a menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte, que serve para esclarecer ou sustentar o assunto apresentado ( NBR 10520, 2002).
2. LOCALIZAÇÃO = No texto, Em nota de rodapé.
3. TIPO – Direta, Indireta e Dependente.
3.1. Direta - É a transcrição literal de frase ou parágrafo de um texto ou parte dele, mantendo a grafia, a pontuação, o uso de maiúsculas, idioma e o(s) número(s) da(s) página(s) original(is), podendo utilizar tanto o sistema autor-data, como o numérico.
Citação com até três linhas: São transcritas entre aspas duplas, vindo incorporadas ao parágrafo, com o indicativo da autoria e da(s) página(s) em que aparece(m) no texto.
EXEMPLO 1 (autor mencionado no parágrafo) - Em Chiavenato (1994, p. 37), a liderança participativa é uma “estratégia empregada para aperfeiçoar a qualidade educacional”.
EXEMPLO 2 (autor não mencionado no parágrafo) - Nesse sentido, a escola só poderá ser boa, e ter um ensino de qualidade, “se dentro dela for vivenciado um processo de qualidade global” (LÜCK, 1997, p.16).
Citação com mais de três linhas:
— Recuo de 4cm na margem esquerda;
— Letra menor que a utilizada no texto;
— Espaço simples de entrelinhas e sem aspas;
— Indicativo da autoria e da(s) página(s).
Exemplo: Na educação, a informática promove os seguintes benefícios:
os computadores podem auxiliar o aluno a executar e elaborar tarefas de acordo com seu nível de interesse e desenvolvimento intelectual;
jogos e linguagens ajudam no aprendizado de conceitos abstratos;
os computadores podem organizar e metodizar o trabalho, gerando uma melhor qualidade de rendimento (COLOMBO, 2004, p.186).
3.2. Indireta – É a interpretação das idéias de um ou mais autores, redigida pelo autor do trabalho, devendo manter o sentido original, com indicação obrigatória da autoria e paginação opcional.
EXEMPLO 1 (autor não mencionado no parágrafo) - Os documentos de primeira mão, são aqueles que não receberam nenhum tratamento analítico, e se enquadram nessa categoria os documentos conservados em arquivos de órgãos públicos e instituições privadas. Já os de segunda mão, são os que de alguma forma já foram analisados (GIL, 2002, p. 46).
EXEMPLO 2 (autor mencionado no parágrafo)- Para Barros; Lehfeld (2000), a finalidade da pesquisa é resolver problemas e solucionar dúvidas, mediante a utilização de procedimentos científicos a partir de interrogações formuladas em relação a pontos ou fatos que permanecem obscuros dentro de uma temática, necessitando de explicações plausíveis e respostas que venham elucidá-las.
3.4. Dependente (citação de citação) - É a transcrição de trechos de um documento ao qual não se teve acesso, tomando-se conhecimento dele por meio de outros trabalhos, como no caso de documentos raros, antigos ou com barreira linguística.
EXEMPLO 1 (autor mencionado no parágrafo) - Ander-egg (1978 apud MARCONI; LAKATOS, 1999, p. 93-94) propõe para o caso da observação em equipe, as seguintes formas:
todos observam o mesmo fenômeno, procurando corrigir as distorções que podem advir de cada investigador em particular;
cada um observa um aspecto diferente;
a equipe recorre à observação, mas alguns membros empregam outros procedimentos;
constitui-se uma rede de observadores, distribuídos em uma cidade, região ou país; trata-se da técnica denominada de observação maciça ou observação em massa.
EXEMPLO 2 (autor não mencionado no parágrafo) - O tema deve ser delimitado, guardando uma relação espaço-tempo, especificando seu campo de conhecimento, situando a pesquisa no espaço geográfico onde se realiza e no tempo cronológico, ou seja, no período que analisa (AZEVEDO, 1999; RUDIO, 2002 apud GONÇALVES, 2004, p. 22).
4. REGRAS GERAIS
4.1. ASPAS DUPLAS “ ” - São usadas na transcrição literal de frases ou parágrafos de até três linhas.
4.2. ASPAS SIMPLES ´ ` - São utilizadas para destacar palavras que estão em negrito, itálico ou aspas no texto original de uma citação direta.
4.3. ASTERICO(S) * - Indica(m) a chamada para nota de rodapé em comunicações pessoais.
4.4. COLCHETES [ ] - Utilizados para supressões [...], acréscimos [ ], dúvidas [?], ênfase [!] e incorreções [sic] no texto.
4.5. AUTOR-DATA - Também chamado de alfabético, esse sistema apresenta a fonte da qual foi extraída a citação no próprio texto do autor do trabalho.
Exemplo:
A pesquisa científica faz parte da vida universitária (ABREU, 2004).
A iniciação científica possibilita ao estudante de graduação, “contribuir com o avanço da ciência” (ABREU, 2004, p.21).
5. INDICAÇÃO DAS FONTES CITADAS NO TEXTO
5.1. UM AUTOR
— Para Almeida (2004, p. 23)
— Com base em A. J. Almeida (2004, p. 23)
— Segundo Armando José Almeida (2004, p. 23)
— (ALMEIDA, 2004, p. 23)
5.3. AUTOR-ENTIDADE
— (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Núcleo de Pós-Graduação em Geografia, 2004, p.20)
— (UFS. NPGEO, 2004, p. 20)
— (BRASIL, 2003, p. 19)
— (UFS, 2004, p. 25)
5.3. DOIS AUTORES
— Em Alves e Almeida (2003, p. 21)
— Para Alves; Almeida (2003, p. 21)
— (ALVES; ALMEIDA, 2003, p.21)
— (ALVES; ALMEIDA, 2003)
— (ALVES, 2003; ALMEIDA, 2004)
— (ALVES, 2003, p. 23; ALMEIDA, 2004, p.21)
5.4. TRÊS AUTORES (livros diferentes)
— Segundo Alves (2000, p. 23); Maranhão (2003, p. 40); Moreira (2004, p. 30)
— (ALVES, 2000, p. 23; MARANHÃO, 2003, p. 40; MOREIRA, 2004, p. 30)
5.5. TRÊS AUTORES em diante (mesmo livro)
— Em Almeida et al. (2005, p. 35)
— (ALMEIDA et al., 2005, p. 35)
5.6.VÁRIOS DOCUMENTOS DO MESMO AUTOR
— Em Silva (2003, 2004, 2005, p. 40, 23, 50)
— (SILVA, 2003, 2004, 2005, p. 40, 23, 50
5.7. VÁRIAS PUBLICAÇÕES EM UM MESMO ANO
— Para Silva (2005a, p.40)
— Em Silva (2005b, p. 56)
— (SILVA, 2005a, p. 40)
— (SILVA, 2005b, p. 56)
5.8. VÁRIOS AUTORES COM UMA MESMA IDÉIA OU ARGUMENTO
— Em Almeida (2003); Alves (2004); Pereira (2005) e Silva et al. (2005)
— (ALMEIDA, 2003; ALVES, 2004; PEREIRA, 2005; SILVA et al., 2005)
5.9. AUTORIA OU RESPONSABILIDADE DESCONHECIDA
— (CÉLULA..., 2005, p. 35)
— (A CÉLULA..., 2005, p. 35)
5.10. CITAÇÃO COM AUTOR REPETIDO
— (MOREIRA, 2005, p.50)
— (Op. cit., p.50)
— Opus citatum / Opere citato = Obra citada
5.11. AUTORES COM O MESMO SOBRENOME
— Em Silva , J. A. (2004, p. 21)
— Em Silva, P. S. (2005, p.35)
— (SILVA, José Alves, 2004, p. 21)
— (SILVA, Paulo Souza, 2005, p.30)
6. SISTEMA DE CHAMADA.
— NUMÉRICO ( CITAÇÃO-NOTA)
— Numeração entre parênteses, alinhada ao texto, ou situada pouco acima da linha em expoente, após a pontuação que fecha a citação. Não se inicia nova numeração a cada página.
EXEMPLO 1 (apresentação no texto) - Todo problema de pesquisa deve considerar a sua amplitude, o tempo e os recursos disponíveis para a sua investigação. (1)
No rodapé
______
(1)NASCIMENTO, Dinalva Melo do. Metodologia do trabalho científico: teoria e prática. Rio de Janeiro: Forense, 2002. p.69.
7. NOTAS DE RODAPÉ
— São indicações, observações ou aditamentos ao texto feitas pelo autor, tradutor ou editor (NBR 10520, 2002, p. 3).
7.1. Tipo: Notas Explicativas ou de Conteúdo, e Notas de Referências
7.1.1. Notas Explicativas ou de Conteúdo - São aquelas usadas para a apresentação de explicações, comentários ou esclarecimentos e devem ser breves, objetivas e sucintas.
7.1.2. Notas de Referências - São usadas para indicar as fontes consultadas, desde que tenham sido mencionadas no texto, servindo apenas para o sistema numérico.
A primeira menção de uma referência deve ser completa; as subseqüentes da mesma obra podem ser abreviadas, utilizando expressões latinas, com indicação da(s) página(s).
Exemplo:
— Idem ou Id – mesmo autor;
— Ibdem ou Ibid. - na mesma obra;
— Cf. - conforme, confronte Apud - citado por
“Citar é uma das tarefas mais complexas na comunicação científica, tanto no que se refere ao diálogo com os autores, [quanto] ao aproveitamento do seu pensamento e à correta documentação do material empregado” Israel Belo de Azevedo
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